O Museu Goeldi está implementando o Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia, um acervo digital moderno que abriga uma vasta coleção linguística, garantindo sua conservação e acessibilidade por longos anos.

O MPEG possui gravações de mais de 70 línguas indígenas, incluindo gravações realizadas desde a década de 1980 por pesquisadores associados à instituição. O material é digitalizado, anotado e disponibilizado no servidor, no padrão IMDI, através da tecnologia de Arquivamento de Línguas (LAT).  A estrutura organizacional do acervo já está padronizada em corpora independentes, apresentados virtualmente em árvores que listam diretamente as línguas por ordem alfabética ou paralelamente por família.

Atualmente o acervo já conta com 80 sessões incluindo metadados e mais de 600 arquivos de mídia, das línguas Aikanã, Apalaí, Arara do Pará, Aruá,Djeoromitxi, Sakurabiat e Wayoro.
O MPEG tem atuado também na reprodução de materiais de áudio e vídeo para uso dos grupos indígenas, e na formação técnica destes que realizem sua própria documentação.