Ministério da Ciência e Tecnologia

Projetos

Delson Gavião e Julien Meyer durante entrega de DVDs de documentação a aldeia Gavião Igarapé Lourdes.

Pesquisadores vinculados ao MPEG coordenam projetos de documentação linguístico-cultural em Rondônia

Documentação linguístico-cultural

Gramática Multi-Mídia beaseada no discurso natural, no exemplo do Awetí (2008–atual)

Baseado no corpus multi-mídia criado no âmbito do projeto DOBES, o presente projeto visa à elaboração de uma gramática de referência do Awetí, em forma digital, com conexões estreitas com o acervo. Bolsa Dilthey na Universidade Frankfurt.
Apoio: Fundação Volkswagen.
Parceiros: Museu Paraense Emílio Goeldi / Instituto Max Planck para Psico-Linguística.

Documentação, análise e descrição das formas assoviadas e instrumentais das línguas indígenas Gavião, Suruí de Rondônia (Família Mondé) (2009-atual)

Este projeto visa à documentação, análise e descrição das formas assobiadas e instrumentais das línguas Gavião e Paíter-Surui de Rondônia.

Documentação e estudo de duas línguas amazônicas ameaçadas: Mekens e Wayoro (2010-atual)

Documentação científica e o estudo de duas línguas Amazônicas ameaçadas de extinção: as línguas Mekens e Wayoro. O projeto inclui a organização, sistematização e digitalização em um banco de dados informatizado do material linguístico já existente das línguas Mekens e Wayoro. O trabalho de documentação e estudo da língua Wayoro também subsidiará a produção de [...]

Documentação e estudo da língua Arara do Pará (Caribe) (2010-atual)

Documentação sistemática e estudo científico da língua Arara, falada por aproximadamente 300 pessoas na região do baixo Xingu, Pará. O projeto inclui compilação, sistematização em banco de dados informatizado e arquivamento digital de materiais sobre todos os aspectos possíveis da língua. O projeto de documentação e estudo da língua Arara subsidiará a tese de doutorado [...]