2495Chamada

2019 É DETERMINADO PELA UNESCO COMO O ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS

O objetivo é contribuir para a conscientização da necessidade urgente de se preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo.

Atualmente, existem por volta de 6 a 7 mil línguas no mundo. Cerca de 97% da população mundial fala somente 4% dessas línguas, e somente 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas existentes. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer em um ritmo alarmante. Sem a medida adequada para tratar dessa questão, mais línguas irão se perder, e a história, as tradições e a memória associadas a elas provocarão uma considerável redução da rica tapeçaria de diversidade linguística em todo o mundo.

No site oficial do Ano Internacional das línguas indígenas (https://en.iyil2019.org/), todos os envolvidos e interessados podem encontrar informações sobre os planos para celebrar o Ano Internacional, bem como as ações e as medidas a serem tomadas pelas agências das Nações Unidas, os governos, as organizações dos povos indígenas, a sociedade civil, a academia, os setores público e privado, e outras entidades interessadas.

Se inscreva no site e faça parte dessa iniciativa mundial.

Comentários e pings estão desativados no momento.

Os comentários estão fechados.