Diversidade bio-cultural: espécies ameaçadas, línguas em perigo

Tanto a natureza quanto a cultura humana estão sujeitos a processos de evolução. Foi publicado recentemente o relatório de uma pesquisa encomendada pela WWF, “Biocultural diversity: threatened species, endangered languages” [Diversidade bio-cultural: espécies ameaçadas, línguas em perigo]. Apesar de representarem conceitos diferentes, evoluíram de maneiras semelhantes, assim como, ambos sofreram interferências humanas através do tempo. Nesse sentido o relatório “Biocultural diversity” analisa dois fatores mensuráveis: as espécies e as línguas, como forma de ponto de partida para o estudo das temáticas: biodiversidade e diversidade cultural. Assim citamos:

“Outros elementos de biodiversidade, como ecossistemas ou genes, e outros aspectos de cultura, como religiões, artes, ou estratégias subsistência e sobrevivência são mais difíceis de definir e muito mais difíceis de medir.”
“Reconhecendo e explorando paralelos entre natura e cultura, e entendendo os processos que fundamentam sua evolução: ecologia e extinção,

Comentários e pings estão desativados no momento.

Os comentários estão fechados.