2217Chamada

Novas publicações

“Línguas indígenas Amazônicas” esse é  tema da nova edição da Revista Destaque da Amazônia do Museu Emílio Goeldi, n.69 ano.30, lançada esta semana no link. A edição da revista vem recheada de artigos sobre as línguas estudas atualmente pelo grupo de pesquisa da Área de Línguas Indígenas do Museu Goeldi, formado por um vasto grupo de pessoas ligadas a instituições no Brasil e no exterior e em constante formação. A edição aborda temas como metodologias de estudo e de campo, novas abordagens, descobertas recentes na área, valorização e preservação cultural, principalmente das línguas ameaçadas de extinção, assim como o principal projeto atualmente da Área, que é construção do Acervo Digital do Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia, atualmente com material de aproximadamente 80 línguas. Aborda também, o estudo e reconstituição histórica de documentos da língua falada no período colonial, conhecida como Língua Geral ou Nheengatu, um dos resultados é a transcrição de um dicionário da Língua Geral-Português produzido originalmente em 1756 que será lançado em versão digital no ano de 2015.

Leia, na integra link

Veja o trailler de chamada