Aspectos sincrônicos e diacrônicos de línguas indígenas amazônicas & Estudos convergentes de línguas indígenas

Ambos projetos reúnem os componentes de documentação, descrição e estudos histórico-comparativos, visando consolidar o Centro de documentação de Línguas Indígenas no Museu Paraense Emílio Goeldi, e, em termos específicos, ampliar a documentação de línguas indígenas e desenvolver estudos histórico-comparativos. Os objetivos gerais são (i) contribuir para a consolidação do Centro de Documentação de Línguas Indígenas no Museu Paraense Emilio Goeldi, (ii) ampliar a documentação e realizar estudos sincrônicos de quatro línguas indígenas ameaçadas (Mekens, Puruborá, Wayoro e Parkatêjê), (iii) desenvolver estudos histórico-comparativos, com foco em aspectos morfossintáticos de línguas do tronco Tupi (famílias Tupari, Ramarama e Puruborá) e das línguas do tronco Macro-Jê que compõem o Complexo Dialetal Timbira e (iv) contribuir para a formação de Recursos Humanos, no nível de graduação e pós-graduação.

Integrantes: Ana Vilacy Galucio – coordenadora/ Carla Costa – integrante / Antonia Fernanda Nogueira – Integrante / Nandra Ribeiro – integrante / Edson costa – integrante/ Frida Lobato – integrante / Douglas Rodrigues – Integrante.