Pesquisadores vinculados ao MPEG coordenam projetos de documentação linguístico-cultural em Rondônia

• A documentação de gêneros de fala assoviada e cantada das línguas Gavião e Suruí de Rondônia é um dos projetos de documentação linguístico-cultural realizados pelo Museu Goeldi. Através desse projeto, diversos DVDs de documentação (sobre instrumentos musicais, cantigas rituais e cantigas de festa, sobre a caça e imitações de animais, sobre um tipo específico de flauta, e sobre festa tradicional) foram produzidos e entregues aos Gavião e Suruí, como retorno às comunidades. O projeto que foi coordenado pelo Dr Julien Meyer também realizou oficinas de treinamento e capacitação, para jovens das duas etnias.
  • Em parceria com o Museu Goeldi, o pesquisador Joshua Birchall coordena projeto de documentação da língua dos Oro Win, povo Txapakura do rio Pacaás Novos em Rondônia.  A língua dos Oro Win é extremamente ameaçada, com somente seis falantes ativos e alguns semifalantes. Nas últimas viagens de campo, o pesquisador realizou as seguintes etapas do projeto:
  • Documentação da produção de cultura material, como cestas e flechas.

Parira Oro Win traduz o relato de Ti'omi sobre a chegada dos Uru-eu-uau-uau no seu território

• Registro da etnohistória com foco no período do primeiro contato com os não-indígenas.
  • Elaboração de material pedagógico para a escola indígena.

Para aprender mais sobre o povo Oro Win, veja aqui: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/oro-win

Atualmente os comentários estão fechados, mas você pode mandar um trackback do seu próprio site.