Documentação da língua e cultura dos Tembé, Ka’apor, Paresi, Iranxe, Parintintin, Mawé, Banawá-Yafí, Deni, Paumari, Hixkaryana, Diahui, Tenharim, Kuruaya e Nheengatu, além da música atual de festas múlti-étnicas de São Gabriel da Cachoeira, através de gravações de áudio e vídeo.  Foram produzidos e devolvidos às comunidades 44 CDs/DVDs (diferentes), além de 5 fitas VHS e um livro de alfabetização para os Tembé.

Integrantes: Coordenador: Denny Moore; vice-coordenadores: Ana Vilacy Galucio, Ana Carla Bruno; técnicas: Aninha Moreira, Rosileide Costa, Geiva Picanço; bolsistas IC: Elisson Cleyton, Laurenice Nogueira; colaboradores: Emídio Tembé, Aldevan Elias, Lílian Barros; arquivista: Gessiane Picanço

Financiador: “””USAID” ” ” ; Administração: Conservation International do Brasil.