Museu Paraense Emílio Goeldi firma convênio

O projeto  Documentação, análise e descrição das formas assoviadas e instrumentais da língua indígena Paíter-Suruí possibilitou a assinatura de um Convênio formal de Cooperação Cientifica e Técnica entre a Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí de Rondônia e o Museu Goeldi.

Na sua visita em Belém – Pará, entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro de 2010, o Diretor de Comunicação, Ciência e Tecnologia da Associação Metareilá recebeu uma capacitação em documentação linguística e identificou atividades do plano gestor da associação que poderão ser desenvolvidas através do convênio com o MPEG. Durante o encontro, Chicoepab Suruí visitou cada Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação do Museu Goeldi, e na oportunidade relatou o interesse de ingresso dos indígenas Suruí Paiter no programa de Pós-Graduação do MPEG.

A cooperação entre as partes visa o desenvolvimento técnico-científico a partir de projetos a serem desenvolvidos e ajustados, em área de mútuo interesse, pelas instituições conveniadas. O trabalho conjunto sobre a língua e a música Paiter Suruí é o primeiro passo dessa colaboração (em particular com formas ameaçadas do patrimônio linguístico e cultural Suruí). O Convênio será importante para o conhecimento científico das línguas amazônicas e estimulará essas práticas em questão. “Esse convênio firmado entre a Metareilá e MPEG abre as portas de oportunidade em ambas as partes”, comenta Chicoepab Suruí.

Mais informações sobre nosso parceiro: http://www.paiter.org/news