Visita de dois colaboradores Gavião de Rondônia

Entre os dias 17 e 24 de Dezembro, a área de linguística do Museu Goeldi recebeu a visita de dois colaboradores indígenas do projeto de documentação, análise e descrição das formas assoviadas e instrumentais da língua indígena Gavião. João Xipiabit Sebirop Gavião e o professor indígena Josias Cebirop da Silva receberam treinamento em documentação (filmagem e montagem de DVDs de vídeo, gravação e edição de CDs de áudio, produção de capas) e treinamento em análise linguística (em particular dos tons e dos prolongamentos distintivos da língua Gavião). Os visitantes também ajudaram os pesquisadores Julien Meyer e Denny Moore a completar a transcrição de palavras de canções Gavião documentadas em vídeo nas aldeias da Terra Indígena Igarapé Lourdes de Rondônia.

O interesse atual pelas técnicas de documentação dos colaboradores Gavião se justifica porque elas ajudam a construir uma ponte moderna entre gerações. Ao verem sua cultura prestigiada em tais meios, as crianças e jovens passam a reconhecer o valor da cultura tradicional apesar da atitude negativa missionária.

As versões preliminares dos DVDs já apresentados nas aldeias em Agosto 2010 foram corrigidas com os visitantes com objetivo de distribuir em 2011 versões finais que incluem legendas em língua Gavião e traduções em língua Portuguesa.