2031Destaque

Oficina De Documentação: introdução sobre técnicas de filmagem e edição de video-documentários

Durante esta semana de 04/11 a 08/11, o Projeto do Centro de Documentação Permanente de Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia no Museu Goeldi realiza duas oficinas de Documentação audiovisual. As oficinas de Documentação “Introdução sobre técnicas de filmagem e edição de videos documentários” visam sensibilizar e capacitar indígenas de diferentes etnias da Amazônia e outros estudantes que buscam formação na área de documentação indígena. Nesta edição das oficinas de capacitação promovidas pelo MPEG, além de alunos de graduação e bolsistas do MPEG, recebemos 11 participantes de quatro etnias indígenas do Pará Kayapó, Tembé, Mundurukú e Kaxuyana. Durante o período das oficinas os participantes receberão informação práticas e teóricas, que vão desde o uso de equipamentos em campo (microfones e aparelhos de gravação de áudio), técnicas de edição de vídeo direto na câmera, até a utilização de software para a finalização de vídeo. Uma das oficinas será ministrada por Bepunu Kayapó e Tatajere Kayapó, dois cineastas Kayapó que também receberam formação técnica através do projeto, e agora participam como instrutores, divulgando o trabalho de documentação realizado por eles. Ao final das oficinas haverá Mostras de Vídeos produzidos pelos participantes indígenas. A edição anterior das oficinas de capacitação em documentação audiovisual foi realizada em Macapá, com apoio da UNIFAP, e contou com a participação de representantes de 06 etnias indígenas, incluindo dois da Guiana Francesa. As oficinas integram o Projeto Implementação do Centro de Documentação Permanente de Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia no Museu Goeldi (cont.), financiado através de Convenio firmado entre o MPEG e o CFDD/MJ (Conselho do Fundo dos Direitos Difusos). Segue abaixo a programação da Oficina:
9:00h às 10:00h 10:30h às 12:00h 13:00h as 17:00h
1º dia – 4 de novembro Apresentação da Área de Linguística
Denny Moore
Uso de equipamentos em campo:
gravadores, microfones e energia
Denny Moore
INTERVALO Técnicas de Edição
de vídeo direto em câmera
Glenn Shepard e Rose Costa
2º dia -5 de novembro Laboratório de filmagem
INTERVALO Técnicas de Edição
de vídeo direto em câmera
Glenn Shepard e Rose Costa
3º dia – 6 de novembro Amostra de videos –
cineastas indígenas
INTERVALO Laboratório de edição:
Bepunu e Pymare Kayapó
4º dia – 7 de novembro Laboratório de edição