1665

Pesquisadores vinculados ao MPEG realizam etapas de documentação linguístico-cultural em Rondônia

Continuação da documentação nas aldeias Gavião e Suruí de Rondônia

Em junho de 2011, o pesquisador Meyer retornou para mais uma etapa de trabalho nas aldeias Gavião e Suruí de Rondônia. Essa estadia alcançou três objetivos principais :

• A documentação da estadia anterior no campo foi devolvida na forma de DVDs. Três novos DVDs de documentação foram entregues aos Gavião como retorno a comunidade (sobre instrumentos musicais, cantigas rituais e cantigas de festa). E quatro DVDs de documentação foram retornados aos Suruí (sobre a caça e imitações de animais, sobre um tipo de flauta, e sobre uma festa tradicional).
  • Segundo, foram conduzidos testes perceptuais sobre a categorização e a identificação dos tons na fala normal.
  • Finalmente, a pedido do colaborador indígena Urariwe Suruí foi realizada a documentação de cantigas tradicionais com dois membros da sua família.

Documentação linguistico-cultural com os Oro Win

O pesquisador Joshua Birchall realiza uma viagem aos Oro Win, povo Txapakura do rio Pacaás Novos em Rondônia, durante o período de setembro a novembro de 2011. A língua dos Oro Win é extremamente ameaçada, com somente seis falantes ativos e alguns semifalantes.